Categoria:

Família como lugar de ensino da Palavra de Deus

A família é o primeiro lugar de socialização e aprendizagem do ser humano. É na família que aprendemos as primeiras lições de sobrevivência, comunicação, relacionamentos e comportamentos. Mas o mais importante é que é na família que aprendemos a conhecer o DEUS da nossa Salvação.

É preciso convidar o Senhor para habitar em uma família. Não se trata aqui de seguir uma religião. Uma religião perpétua de geração em geração um modelo mental, regras de conduta que serão orientadoras de comportamento dos indivíduos. Trata-se efetivamente de ter o JESUS CRISTO como Senhor das vidas de toda família.

Em tese ou conforme o padrão bíblico uma família se constitui a partir do relacionamento de um homem e mulher. Os filhos são herança do Senhor e são muito bem-vindos quando chegam à luz do propósito de Deus. Para a chegada dos filhos é desejável que mais que um enxoval bem elaborado, haja por parte dos pais a preparação do ambiente para receber os filhos como presente bendito.

Como um ambiente familiar é estruturado? Em primeiro lugar é necessário criar um espaço de intimidade com Deus. Estar na igreja, ter comunhão com os irmãos e aprender do evangelho e da palavra é extraordinário, mas é no lar que se consolida um relacionamento genuíno com o Senhor. Deus deseja relacionar-se com o homem. A palavra ensina sobre a importância do lugar secreto, do espaço de oração, onde é estabelecido, consolidado e alimentado esta relação tão desejada pelo Pai. Mateus 6.6.

É no ambiente familiar que é possível aprender e praticar o que é apresentado nas ordenanças. Em primeiro lugar é preciso reconhecer o Senhor como o único Deus,para isto é preciso conhecê-Lo, ter experiências com Ele, falar sobre Ele. Desta forma os filhos precisam ser ministrados, é preciso orar por eles e com eles, na caminhada da vida a criança aprende a amá-Lo sobre todas as coisas. Amar o Senhor acontece quando lemos e praticamos a Palavra. É na família que esta prática precisa acontecer e deve ser ensinada. À medida que as crianças aprendem a palavra ela é implantada em seu coração. E a boca falará daquilo que o coração estiver cheio.

Mais que ler a palavra é preciso meditar sobre a Palavra e aqui significa refletir, discutir, entender. Desta forma é que a família se torna o espaço de ensino. Em Deuteronômio 4 está a orientação de como deve ser este procedimento.

Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.

A persistência equivale a constância independentemente da idade de seu filho, sentado em casa, mesa ou TV, sempre traga a palavra do Senhor; andando pelo caminho, na caminhada de um passeio, no trânsito indo para escola ou outro lugar em viagens, tudo é motivo para aprender do Senhor. A deitar este é o momento da oração de benção e ministrações, segundo a palavra de Deus. E por último ao levantar-se, se possível crie momentos de levantar-se devocionais com as crianças e cônjuges. É assim que a família se torna lugar de ensino.

Se os teus filhos guardarem o meu concerto e os meus testemunhos, que eu lhes hei de ensinar, também os seus filhos se assentarão perpetuamente no teu trono. Salmos 132.12

.

.

.

Gláucia Yoshida – Casada com Pb César Yoshida, Mestre no Ministério Fé e Família; Drª em Educação, Especialista em Desenvolvimento Humano e Coordenadora da Formação e Crescimento na Fé – FEFA

Compartilhe em suas redes sociais

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Acompanhe Nossas Redes Socais!

Fique por dentro de todas as novidades e agenda e eventos.