Davi foi reconhecido como um homem SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS. Vamos entender título recebido por ele, em especial porque desejamos ser reconhecidos assim também. Mas antes disto, falemos do eixo principal deste texto, O CORAÇÃO. Trata-se de um órgão muscular, considerado o mais importante do corpo por sua função vital de bombardear sangue para as diversas partes do corpo e levar oxigênio para a células. O temido infarto faz com que pessoas conscientes e esclarecidas sejam cuidadosas com sua saúde. Evitam bebidas e comidas que aumentam o colesterol, praticam exercícios regularmente, descansam bem com boas noites de sono, controlam peso, visitam o médico periodicamente.
Afinal como regenerar um coração? Em Ezequiel 36. 26-30 temos a instrução:
26 – E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra (ato cirúrgico), e vos darei um coração de carne.
Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5.17
É o SENHOR o único capaz de mudar nosso coração. Como receber este novo coração? Leia – Salmo 95. 7-11
Coração de Pedra – Por que endurecemos o coração?
– A escassez da água (quando nos falta algo);
– As lutas e tribulações são comparadas ao sol (alguns crentes são barro, outros cera)
– O pecado torna nossos corações endurecidos. Esconder pecados faz secar os ossos, palavras de Davi quando os confessou
– Quando estamos cansados de uma situação ou stress
– Quando não cremos nas promessas (Deus através de Moisés já havia prometido a libertação);
– Quando estamos cheios de ressentimentos e amargura;
– Quando acusamos lideranças pelos insucessos;
27 – E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
– Naquela época a promessa do Espírito Santo a todos; pois a presença do Espírito era para alguns e para situações específicas.
– Aqui já há a promessa de que a presença do Espírito de Deus em nós seria constante.
– E por causa deste Espírito em nós, Ele fará nosso caminhar segundo seus estatutos – isto significa OBEDIÊNCIA PLENA, porque guardaremos Seus Juízos e os observaremos.
Só um coração regenerado consegue obedecer aos estatutos de DEUS.
– Vemos aqui a importância do batismo com o Espírito Santo. É Ele quem nos capacita a obedecer. Obediência é a “crucificação da nossa vontade”.
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2.20
– É necessário ser QUEBRANTADO – Quebrantamento é um processo que leva a pessoa a renunciar à sua vontade e do seu estilo de vida, submetendo-se incondicionalmente tornando-se totalmente dependente de DEUS.
28 E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
– Habitar é morar. Não é visitar, não passar um tempo. Podemos de fato habitar nesta terra. Salmo 91.1. apresenta esta promessa – Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo
29 E livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós.
– Livramento do pecado que está sempre nos rondando, na bíblia imundícias fala de prurido corporal e aqui há a promessa de purificação, isto nos remete à SANTIDADE.
Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. 1 Pedro 3.15
30. E multiplicarei o fruto das árvores, e a novidade do campo, para que nunca mais recebais o opróbrio da fome entre os gentios.
– Promessa de abundância, não haverá escassez.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Romanos 5.5
Autor(a): Gláucia Yoshida
Mestre no Ministério Fé e Família, Coordenadora da Formação e Crescimento na Fé – FCF; Líderes de Mulheres; Doutora em Ciências da Educação e Especialista em Desenvolvimento Humano.