Presbítero é uma palavra que foi transliterada do grego ( πρεσβυτερος, presbyteros) que quer dizer literalmente ancião, pessoas de idade.
A primeira referência à palavra “presbítero” está no livro de Atos 11.30, onde há uma narração que não se preocupa em explicar quem eles são e qual função exerciam na igreja em Jerusalém. Apenas menciona sua existência e que receberam a ajuda enviada pela igreja de Antioquia. Em Atos 15 aparecem novamente na igreja em Jerusalém e dessa vez estão juntamente com os apóstolos definindo uma questão doutrinária importantíssima.
Os textos de Atos 20.28 e I Pedro 5.1-5 são os mais claros sobre a função dos presbíteros aos quais Paulo se dirige como homens maduros na fé (não necessariamente avançado em idade), que foram instituídos como supervisores da igreja em uma dada localidade, a fim de pastorear o rebanho. Assim o Ministério Fé e Família designou para seu Presbitério, homens maduros na caminhada com Cristo, os quais foram estabelecidos como supervisores, recebendo uma autoridade para apascentar a igreja na vontade do Senhor.